quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Comuna

Já pensou em um lugar onde você pudesse unir moda, música e arte? Esse lugar existe e fica mais perto do que se possa imaginar. A comuna, um projeto dos amigos Rômulo Cyríaco, Gabriel Cabral, Bruno Negrão e Duda Pedreira, surgiu do coletivo de criação Pós_máquina do tempo, que é também produtora cultural e audiovisual. Tudo começou sem muita pretensão, o grupo a princípio se juntou para criar uma festa que fosse pós praia e pré night. Para aproveitar a energia carioca, a Palaflou, de forma muito legal, apareceu suprindo a falta do que fazer nesse meio tempo. As primeiras festas aconteceram aos sábados de outubro de 2010 e deram tão certo que em maio do ano passado a casinha na rua Assunção, alugada especialmente para ela, deu lugar a uma casa de 283m² na Rua Sorocaba em Botafogo. A festa hoje é o foco central, mas eles não pararam por aí. A Comuna abriga vários outros projetos do grupo e parcerias com outros artistas e produtores.  E pretende ampliar ainda mais as ideias para 2012. 


A Comuna

Quem chega lá agora, já dá de cara com uma loja bem original. A Sala de Estar, é um espaço onde novos estilistas podem mostrar suas criações. O intuito é ter um lugar diferente e inovador, fugindo um pouco da moda super concentrada. Lí no comuna.cc (página do grupo): “Como falar da moda atual de forma democrática, quando a galera que curte divide o pouco que tem pagando o cartão de crédito com as compras gringas ou mendigando em brechós por aí?”   Pois é, resume bem a ideia de Bárbara Rosalinski, dona do projeto e parceira da Comuna, que conversando comigo, disse ainda que ali era uma via de mão dupla, onde o consumidor achava peças únicas e realmente diferentes e o design podia oferecer  um produto final,  fruto de um processo criativo e artístico. E a loja além de tudo é mesmo uma sala de estar, onde você fica realmente a vontade. Chegando lá você pode sentar relaxar, comprar e conhecer melhor sobre os artistas, que deixaram scrapbooks com todo o processo criativo que pode ser conferido com as coleções nas araras. Tem baralho, muitas fotos, roupas lindas, além do papo super agradável com a Bárbara e a Cristal.


Editorial da Sala de Estar


Mesa para fuxicar



Algumas peças

Passando mais aos fundos da casa, há um espaço onde às terças- feiras, nem todas, me explicou Rômulo, funciona o Pandavision, “experiências audiovisuais”, no mesmo lugar onde fica o bar da Palaflou. A ideia é ter um espaço para exibição de filmes sensoriais, que mudam de acordo com o tema.  As séries são sempre contemplativas, pra relaxar e curtir, por isso a primeira sessão que entra em cartaz é a série Mar, com a exibição de oito curta metragens de Jean Painlevé, com Atlantis (1991), de Luc Besson, e com O Mundo Silencioso (1958), de Jacques Cousteau. Rômulo acrescentou que os filmes de Painlevé foram re-masterizados em 2002 e ganharam trilha sonora do grupo Yo La Tengo, a trilha The Sounds of the Sounds of Science, acabou se tornando álbum da banda.




Pandavision

E não para por aí, a Comuna ainda tem uma galeria de arte nos fundos da casa, a Casamata, que recebe exposições de novos artistas. A exposição que abre as portas nesse sábado 21 é a É Preciso Confrontar Ideias Vagas com Imagens Claras. O título inspirado na parede de Chinesa filme de Godard, nos leva a repensar a importância das imagens. Será que é o que espera Pedro Moraes e Eduarda Estrella do Fratura? Para descobrir tem que comparecer a abertura da exposição lá na Comuna. 


Se você está pensando que acabou, eles ainda atacam como cineastas e dos bons. O grupo produz e dirige filmes como o La Saidèrre, segundo curta metragem de um projeto chamado Trilogia de Boteco, escrito e dirigido por Rômulo Cyríaco, que já teve mais de 6.000 visualizações no Vimeo em apenas um mês no ar. O terceiro curta está por vir, com previsão para o primeiro trimestre de 2012.





La Saidérre

É preciso falar ainda que eles fecharam parceria com Carolina Luck, produtora da festa Bronze, e em algumas sextas promovem a festinha lá na casa. A festa rola quinzenalmente durante todo o Verão e sempre terá um convidado especial nas pick-ups. E estão prevendo também a abertura de um restaurante o Café das Nuvens ainda para esse ano.

Ufa, eles estão com tudo! Acho que precisaria de uns 10 posts pra falar melhor deles.












 







Nenhum comentário:

Postar um comentário